13 de outubro de 2025
Em setembro, o Terraço Itália foi palco da Noite Magna, jantar beneficente promovido pelo Fundo Patrimonial da Universidade de São Paulo (FP-USP). O evento reuniu patronos, apoiadores, conselheiros e convidados ilustres em apoio à educação pública e ao fortalecimento institucional da USP.
Com o objetivo de levantar recursos para o Fundo Patrimonial da USP, a Noite Magna teve patrocínio do Instituto Comolatti, Morlan e Porto Seguro e teve o apoio de Aloisio Cravo – Leilão de Arte.
A noite contou com as presenças do reitor da USP Carlos Gilberto Carlotti Jr., do empresário Sérgio Comolatti, que ofereceu o jantar, e de personalidades como a filósofa Djamila Ribeiro, o empresário Jayme Garfinkel, o escritor José Henrique Bortoluci, a antropóloga e fundadora do jornal Nexo, Paula Miraglia, membros da família Tassinari, a jornalista Patricia Campos Mello, o editor Ricardo Tepperman —, além de representantes da comunidade acadêmica e empresarial.
O jantar também foi marcado por um leilão, realizado com obras de arte doadas por artistas que se formaram na USP, como Paulo Von Poser, Arnaldo Pappalardo, Cristiano Mascaro e Regina Silveira. Marisa Monte, que é uma das apoiadoras do Fundo USP Diversa, doou um violão autografado e Djamila Ribeiro fez a doação de uma palestra.
O FPUSP é um endowment, inspirado no modelo dos fundos que existem em grandes universidades estrangeiras. Sua missão é garantir o apoio perene à USP por meio da captação e gestão de doações privadas. Com patrimônio atual de cerca de R$ 26 milhões, o Fundo tem, entre seus patronos, filantropos como Cristiane Sultani, Celso Lafer, Neca Setúbal, José Luiz Setúbal e Teresa e Candido Bracher.