Quero Doar

Notícias

Fundo Patrimonial lança livro “Doações e Doadores da USP”

 

Aproveitando a abertura das comemorações pelo 90 anos da USP, ocorrida no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, com um concerto da Orquestra Sinfônica da USP, o Fundo Patrimonial da USP distribuiu aos presentes o livro “Doações e Doadores da USP”.

A publicação mostra como a USP valoriza as doações que recebe e as transforma em patrimônios que beneficiam toda a sociedade. Organizada pelos professores Hélio Nogueira da Cruz, Luiz Serrano Lopes e Plínio Martins, a publicação traz cinco relatos de doações que marcaram a história da Universidade.

Primeiramente, a Faculdade de Medicina, cujo edifício sede, na avenida Dr. Arnaldo, que atualmente abriga da Faculdade de Saúde Pública,  foi construído a partir de uma doação feita pela Fundação Rockefeller, no início do século passado.

Depois a Escola Superior de Agricultura Luis de Queiros, mais conhecida como Esalq, em Piracicaba, que nasceu de uma doação realizada ainda no século XIX, de um casal sem filhos, que sonhou com uma escola prática para formação de profissionais agrícolas.

Mais recentemente, na década de 2000, o segundo campus da USP São Carlos foi instalado em um amplo terreno, doado pelas empresas Faber Castell, Sobloco e Novo Tema Empreendimentos.

O quarto caso é da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, mais conhecida apenas como Biblioteca Mindlin, que surgiu quando o famoso bibliófilo José Mindlin doou sua preciosa coleção de livros sobre história e cultura brasileira para USP. A Universidade construiu um prédio para abrigar o acervo, que agora pode ser visitado e conhecido por qualquer cidadão.

Por fim, a última história fala sobre a recuperação do Museu do Ipiranga, reinaugurado em 2022, para a celebração dos 200 anos  de  independência. Além de grande parte de seu acervo ter sido obtido por meio de doações, a última reforma contou com R$ 250 milhões doados, que permitiram uma atualização completa das instalações do museu.

Com esses relatos, o livro “Doações e Doadores da USP” pretende estimular novos doadores a contribuírem para a consolidação do Fundo Patrimonial da USP.

 

 

Cadastre-se para receber nossas notícias

Direitos autorais @ uspfundopatrimonial.org.br

Rua Paes Leme, 524 – 10º andar
Pinheiros – São Paulo/SP
CEP 05424-010
contato@uspfundopatrimonial.org.br