Quero Doar

Notícias

Mais de 200 professores da USP estão entre os melhores cientistas do mundo

 

O portal acadêmico Research.com classificou 236 professores da USP entre os melhores cientistas do mundo

A segunda edição do ranking, lançado em 2022, foi divulgada no início de junho e avalia 26 áreas do conhecimento. O Brasil tem 980 cientistas classificados na lista.

A posição de cada pesquisador é baseada no chamado D-index (Discipline H-index), que considera exclusivamente número de artigos e quantidade de citações para cada disciplina examinada. Para fazer a seleção, foram combinados dados bibliométricos de várias fontes, incluindo OpenAlex e CrossRef. As informações foram coletadas em dezembro de 2022.

A USP se destaca na área de Química, com 32 professores entre os mais citados do mundo. No total, o Brasil teve 117 classificados. A segunda área com mais professores da USP classificados é a de Biologia e Bioquímica, com 28 pesquisadores entre os mais citados (entre 104 brasileiros), seguida por Ciência Animal e Veterinária (26 pesquisadores da USP); Medicina (19); Ciências Ambientais (16); Neurociência (14); Ecologia e Evolução (13); Ciências da Terra, Imunologia e Agronomia, com 12 professores citados em cada uma das áreas; entre outras. Na área de Negócios e Administração, a USP é a única instituição brasileira a ter um pesquisador a figurar na lista. A USP não teve pesquisadores classificados nas áreas de Economia, Direito e Ciência Política.

O portal apresenta, ainda, o ranking das melhores universidades por área e por país. Nessa classificação, a USP é a primeira instituição brasileira em 16 áreas.

Segundo a plataforma, a iniciativa visa “inspirar acadêmicos, empresas e órgãos administrativos em todo o mundo a examinar para onde os principais especialistas estão indo e fornecer uma ferramenta para que toda a comunidade científica conheça quem são os principais especialistas em áreas específicas de estudo, em diferentes países, ou mesmo dentro de instituições de pesquisa”.

Notícia publicada originalmente no Jornal da USP

 

 

Cadastre-se para receber nossas notícias

Direitos autorais @ uspfundopatrimonial.org.br

Rua Paes Leme, 524 – 10º andar
Pinheiros – São Paulo/SP
CEP 05424-010
contato@uspfundopatrimonial.org.br