Quero Doar

Notícias

Museu do Ipiranga é referência em doações, acessibilidade e público, com mais de 1 milhão de visitantes, desde sua reabertura

21 de maio de 2024

 

No mês em que se celebra o Dia Internacional dos Museus (18 de maio), prestamos uma homenagem a um dos maiores patrimônios brasileiros, o Museu Paulista, também conhecido como Museu do Ipiranga, um dos 17 museus geridos pela Universidade de São Paulo.

O Museu Paulista, é conhecido como Museu do Ipiranga, um dos 17 museus geridos pela Universidade de São Paulo.

Sua trajetória retrata o compromisso da sociedade com a arte, a história e a cultura do País. Isso mesmo, porque a maior parte do acervo do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, fundado em 1893, foi construída em colaboração. As doações ainda são a base para a ampliação das muitas coleções que encantam os visitantes. Famílias tradicionais, colecionadores e artistas são os principais responsáveis por tudo o que o Museu abriga hoje.

Essa colaboração é de longa data. Para a construção do Monumento à Independência, do arquiteto italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi, foram realizadas loterias da Independência, cujos bilhetes eram adquiridos pela população para apoiar a campanha financeira que ergueu o edifício, entre 1885 e 1890, semente do Museu Paulista, no Ipiranga.

Outro exemplo da participação da sociedade foi a doação, em 1990, da obra Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro (1500), de Benedito Calixto, que estampa muitas reproduções e livros de história. Ela foi cedida pela Sociedade Comemoradora do IV Centenário da Descoberta do Brasil.

As doações ganharam reforço com a restauração, a ampliação e as novas exposições para a reabertura do Museu do Ipiranga, nas comemorações do Bicentenário da Independência, em 2022.

 

 

Reabertura do Museu bate recordes de doação e visitação

Para quem não sabe, o Museu foi repentinamente fechado, em 2013, após constatação de problemas estruturais que colocavam em risco o acervo e as pessoas.

Sua reabertura contou com a participação ativa da iniciativa privada, que colaborou de duas formas: com doações diretas e com apoio de 31 patrocinadores por meio do instrumento de renúncia fiscal, da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Foram captados quase 250 milhões de reais, um recorde nacional para projetos incentivados nessa área.

Em seus 130 anos de existência, o Museu Paulista, integra a Universidade de São Paulo desde 1963.

O investimento valeu a pena. Desde o dia da reabertura, em 7 de setembro de 2022, o Museu atingiu a marca de 1 milhão de visitantes, o que foi celebrado em abril passado, com a distribuição de botons comemorativos contendo a frase “1 milhão de visitantes, 1 milhão de histórias”.

Essa adesão da população tem razão de ser. Além dos 4.000 itens em exibição, dentre objetos de uso cotidiano, obras de arte, vestimentas, mapas e iconografia, o Museu do Ipiranga é referência em inclusão, o que lhe rendeu o Selo de Acessibilidade Arquitetônica, que o certifica como um equipamento que respeita as normas de acessibilidade para pessoas com deficiência na cidade de São Paulo.

Em seus 130 anos de existência, o Museu Paulista, que integra a Universidade de São Paulo desde 1963, é um exemplo de como reconhecimento e valorização do patrimônio podem ser decisivos na perpetuação da memória de um país. Ele é uma das frentes apoiadas pelo Fundo Patrimonial da USP.

Conheça toda a história do Museu Paulista no livro Doação e Doadores, realizado pela USP e pelo Fundo Patrimonial da USP, que você baixa gratuitamente clicando aqui.

 

 

Cadastre-se para receber nossas notícias

Direitos autorais @ uspfundopatrimonial.org.br

Rua Paes Leme, 524 – 10º andar
Pinheiros – São Paulo/SP
CEP 05424-010
contato@uspfundopatrimonial.org.br