Quero Doar

Notícias

Superintendente do Fundo Patrimonial da USP publica artigo no Jornal da USP sobre desafios e caminhos para fortalecer a universidade pública

27 de novembro de 2025

 

O superintendente do Fundo Patrimonial da USP (FP-USP), Eric Klug, publicou no dia 24 de novembro de 2025 um artigo no Jornal da USP intitulado “Novos caminhos para uma universidade pública e gratuita”, em que discute os desafios contemporâneos enfrentados por universidades de excelência ao redor do mundo — e os caminhos possíveis para garantir a sustentabilidade, a autonomia e a permanência do caráter público da USP nas próximas décadas.

No artigo, Klug relembra que a USP é uma conquista civilizatória brasileira: uma instituição pública, gratuita e comprometida com o interesse científico e social desde sua criação, em 1934. Porém, alerta que o cenário atual — marcado por instabilidades econômicas, pressões políticas e questionamentos ao papel das universidades — exige planejamento de longo prazo e fontes complementares e permanentes de financiamento.

Ele explica o papel dos fundos patrimoniais (endowments) como instrumentos consolidados internacionalmente para proteger a autonomia acadêmica e fortalecer instituições públicas e privadas, ao gerar rendimentos de forma responsável, perene e com governança estruturada. Destaca também que o FP-USP, criado em 2022 e estruturado segundo a Lei 13.800/2019, nasce para cumprir justamente essa função: ser uma reserva estratégica de futuro para a maior universidade da América Latina.

Ao analisar exemplos internacionais — como a recente defesa da autonomia das universidades norte-americanas diante de intervenções políticas — Klug enfatiza que ter recursos próprios significa ter condições para preservar valores universitários essenciais, como liberdade acadêmica, pluralidade e compromisso social. Assim, longe de ameaçar a natureza pública da USP, o fundo patrimonial a fortalece e protege.

“Se queremos uma USP que continue pública, gratuita e intelectualmente livre, precisamos assegurar que ela tenha meios permanentes para enfrentar crises e pressões políticas. O fundo patrimonial não ameaça sua natureza pública — ele a protege”, escreve o superintendente.

A reflexão reforça a importância do FP-USP como uma ferramenta moderna, responsável e alinhada às melhores práticas globais para garantir que a USP siga cumprindo sua missão para as próximas gerações.

 

 

Cadastre-se para receber nossas notícias

Direitos autorais @ uspfundopatrimonial.org.br

Fundação Gestora do Fundo Patrimonial USP
Av. Afrânio Peixoto, 14 – Butantã – São Paulo – SP 05507-000

Temporariamente, estamos instalados em
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 370 cj. 405 e 406 – Butantã, São Paulo – SP, 05508-020

Fundo Patrimonial da USP
Privacy Overview

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.