Quero Doar

Notícias

USP lança Fundo Patrimonial de Inovação durante a 8ª edição do SciBiz

7 de julho de 2025

De 16 a 18 de junho, a USP realizou a 8ª edição do SciBiz, o maior evento de inovação DeepTech da América Latina, com foco em temas urgentes como transição energética, sustentabilidade, saúde digital e inteligência artificial. Organizado pelo Diretor-Presidente do Fundo Patrimonial da USP, Prof. Moacir de Oliveira Miranda Jr., o evento marcou um momento histórico: o lançamento do novo Fundo Patrimonial de Inovação.

Apresentado durante a cerimônia oficial do evento, o Fundo investirá seus rendimentos exclusivamente no ecossistema de inovação da USP, coordenado pela Agência USP de Inovação, AUSPIN, e composto por diversas incubadoras, com destaque ao Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (CIETEC), que atua no desenvolvimento de startups de base tecnológica, as “deep techs”, bem como a ESALQ-Tec, que apoia startups e empresas de inovação no setor do agronegócio, e Habits Incubadora – Escola (Incubadora EACH/USP), localizada no campus da USP Leste (EACH),que tem foco em empreendedorismo de impacto social e tecnológico.

Além disso, o Fundo Patrimonial de Inovação terá, em si, um modelo inovador, que aplicará parte de seus rendimentos em startups com DNA USP, na forma de venture capital, a fim de incentivar as deep techs no Brasil e receber o retorno do investimento produtivo de longo prazo, que retornará os resultados ao Fundo.

Durante o lançamento, foi realizado o painel “O Papel dos Fundos no Fortalecimento do Ecossistema Nacional”, com a participação de importantes nomes do setor: Prof. Dr. Moacir de Oliveira Miranda Jr., Chair do SciBiz 2025 e Diretor-Presidente do Fundo Patrimonial USP; Prof. Dr. Luiz Henrique Catalani, Co-Chair do SciBiz 2025 e Coordenador-Geral da AUSPIN; Dr. Rafael Saravalli (Procuradoria USP); Dra. Priscila Corrêa Pasqualin (PLKC Advogados); Claudio Vicente Di Gioia Ferreira Silva (Superintendente da Área de Investimento); e Hideraldo Luiz de Almeida (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação).

Na ocasião, o professor Catalani saudou o lançamento do Fundo como um sinal de amadurecimento institucional: “A USP está evoluindo. Um dos sinais mais claros é pensar em uma política de inovação que já prevê também uma política de investimento.” Já a advogada Priscila Pasqualin destacou o potencial da universidade como referência nesse campo e lembrou que, com a regulamentação da Lei das Startups, será possível ampliar a destinação de recursos privados para fundos patrimoniais com foco em inovação.

Um dado relevante apresentado no evento foi o ambiente especialmente favorável que São Paulo oferece às deep techs: o estado concentra mais de 55% dessas empresas no Brasil. A inovação deep tech se destaca por unir ciência de ponta a aplicações práticas, criando soluções que redefinem possibilidades em diversas áreas. No entanto, esse tipo de inovação também enfrenta grandes desafios, exigindo investimentos robustos em pesquisa, parcerias estratégicas entre universidades e setor produtivo, e um ambiente regulatório favorável.

Nesse contexto, o novo Fundo Patrimonial de Inovação surge como uma resposta estruturada e estratégica para apoiar a transformação do conhecimento acadêmico em soluções concretas para os desafios da sociedade — reduzindo riscos para investidores e ampliando o impacto social e econômico da inovação brasileira.

 

 

Cadastre-se para receber nossas notícias

Direitos autorais @ uspfundopatrimonial.org.br

Fundação Gestora do Fundo Patrimonial USP
Av. Afrânio Peixoto, 14 – Butantã – São Paulo – SP 05507-000

Temporariamente, estamos instalados em
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 370 cj. 405 e 406 – Butantã, São Paulo – SP, 05508-020

Fundo Patrimonial da USP
Privacy Overview

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.