O Fundo é gerido pelo Fundo Patrimonial da USP e segue o modelo autônomo, com segregação contábil, financeira e transparência da destinação dos recursos ao Programa.
“Estamos muito entusiasmados com a criação do Fundo USP Diversa, o primeiro fundo de propósito específico dentro do ecossistema do Fundo Patrimonial da USP. Ele evidencia o caráter de preocupação social dos gestores do Fundo Patrimonial da USP e nos dará a oportunidade de contribuir imediatamente para a permanência de estudantes que, de outro modo, abandonariam a Universidade“, afirma Hélio Nogueira da Cruz, presidente do Conselho de Administração do Fundo Patrimonial da USP.


O Programa USP Diversa, criado em 2022, atende transversalmente a todas as unidades da USP e beneficia de maneira direta os estudantes de graduação, ingressantes e veteranas/os, vindas/os de escolas públicas e em situação de vulnerabilidade econômica e social, e existe para prestar um auxílio extra para aquelas pessoas que ingressam na Universidade, mas que não conseguem permanecer na Universidade por diversos fatores, como a falta de recursos para alimentação, residência e aquisição de material de estudo.