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Somos o Fundo Patrimonial da USP

Somos um fundo patrimonial que recebe doações, investe os valores obtidos e destina os rendimentos a iniciativas para o fortalecimento da USP e de suas unidades.

Nossa visão

    Ser um fundo patrimonial que contribua significativamente para a sustentabilidade financeira e a qualidade do ensino e pesquisa na USP, construindo um legado permanente.

Nossos pilares

  • Qualidade de governança
  • Transparência
  • Credibilidade
  • Autonomia
  • Conselho e equipe engajados
  • Eficiência
  • Avaliação contínua do impacto

Nossa missão

Captar recursos e distribuir os rendimentos em apoio a projetos que beneficiam a USP, prioritariamente nas seguintes áreas:

  • Ensino, ciência e inovação
  • Cultura
  • Diversidade, inclusão social e permanência estudantil
  • Infraestrutura
  • Saúde
  • Sustentabilidade ambiental

Vídeo institucional

Nossa governança

O Fundo Patrimonial da USP foi criado de acordo com as exigências Lei 13.800/19 – conhecida como Lei dos Fundos Patrimoniais -, consideradas um modelo de excelência em termos de governança. Toda a estruturação do Fundo foi concebida e realizada sob a orientação jurídica do escritório Mattos Filho.

 

 

Conselho de Administração

Mais alta instância do Fundo Patrimonial. Define políticas e regimentos internos. Estabelece estratégias de captação de recursos. Define diretrizes de investimento e de resgate do Fundo Patrimonial. Seleciona projetos a serem financiados. É composto por, no máximo sete integrantes, sendo dois ligados à USP, um nomeado pela Fundação de Apoio à USP e quatro membros independentes.



Presidente do Conselho

Helio Nogueira da Cruz

É Professor Titular Sênior da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, onde atua desde 1989. Tem ministrado disciplinas de graduação e pós-graduação nas áreas de Economia da Tecnologia, Desenvolvimento Econômico, Macroeconomia e Desenvolvimento Econômico e Social. Orientou dezenas de teses de doutorado, dissertações de mestrado, monografias e trabalhos de iniciação científica. É autor de centenas de trabalhos científicos, sobretudo nos aspectos referentes ao setor industrial brasileiro, em publicações nacionais e estrangeiras.

Paralelamente à carreira acadêmica, desempenhou várias atividades administrativas na USP. Foi Vice-Reitor em dois mandatos, foi chefe do Departamento de Economia da FEA-USP e coordenador de Administração Geral.

Atualmente é presidente do Conselho Superior da Ordem dos Economistas do Brasil, integra o Conselho Curador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE, é membro do Conselho Curador e Conselho Consultivo da Fundação Zerbini, presidente do Conselho Fiscal da Associação Pró-Dança de São Paulo, membro do Comitê de Investimentos da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, e membro do Conselho Deliberativo e Comitê de Sustentabilidade do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social – IDIS.

Já participou de vários outros conselhos e comitês de fundações, entre eles, da Fundação Universitária para o Vestibular – Fuvest, da Fundação Universidade de São Paulo – FUSP e da Fundação Instituto Butantan e. Foi membro do Conselho Superior de Responsabilidade Social da FIESP.

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Integrantes do Conselho



Alexandre Lahóz Mendonça de Barros

Engenheiro Agrônomo pela ESALQ/USP (1990) e Doutor em Economia Aplicada pela ESALQ/USP (1999).

Foi Professor do Departamento de Economia da ESALQ/USP entre 1995 e 2004 e professor de Economia Agrícola da Fundação Getúlio Vargas, entre 2005 a 2011. Foi professor Associado da Fundação Dom Cabral entre 2017 a 2019.

Foi membro dos Conselhos de Administração da Fosfértil, CASP, Vale Fertilizantes, Grupo Schoenmaker/Terra Viva, Cooperativa Coplana, Fazenda Guarita, Grupo Otavio Lage, Grupo Jalles Machado, HIG Big Sal, BUG Agentes Biológicos, Grupo Roncador, HIG FVO e Nortene. É membro dos Conselhos do Frigorífico Minerva e da Jalles Machado.

Foi membro do Comitê de Assessoria Externa da EMBRAPA Pecuária Sudeste e é membro do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP. Membro do Conselho Consultivo da CNA.

Eleito Engenheiro Agrônomo do ano de 2020 pela AEASP. É Sócio-Consultor da MB Agro Consultoria.

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Celso Lafer

Professor emérito da USP, é formado pela Faculdade de Direito da USP, mestrado e doutorado em Ciência Política pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. De 2007 a 2015, presidiu a Fapesp.

Foi ministro das Relações Exteriores e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, por duas vezes. Foi embaixador do Brasil junto à OMC e junto à ONU.

Atualmente é presidente do Conselho do Museu Lasar Segall, presidente do Conselho da Fundação Fernando Henrique Cardoso e integrante do Conselho de Administração da Klabin S/A.

É membro da Academia Brasileira de Ciências, desde 2004, e da Academia Brasileira de Letras, desde 2006.

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Fábio Frezatti

Graduado em Administração de Empresas pela USP, mestrado em Administração pela USP, Doutorado e Livre-docência em Controladoria e Contabilidade pela USP. Professor Titular da USP de São Paulo, primeiro diretor presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós Graduação em Ciências Contábeis, editor e membro de conselho editorial de vários periódicos nacionais e internacionais. Atua na linha de pesquisa Controladoria e Contabilidade com projetos nas áreas de planejamento empresarial, valor da empresa, empresas familiares, avaliação de desempenho e controle gerencial. Lidera grupo de pesquisa, transformado no Laboratório de Pesquisa de Práticas Gerenciais. Autor de livros sobre fluxo de caixa, orçamento empresarial, controle gerencial, projetos de investimento e valor da empresa. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação e Chefe do Departamento de Contabilidade e Atuária. Diretor da FEA USP no período 2018-2022. Antes de 1996 foi executivo, ocupando posições de gerência e diretoria em empresas predominantemente multinacionais. Editor-chefe da Revista Contabilidade & Finanças – USP, é um dos dois co-editores convidados pela Emerald para a produção da Edição Especial Latino-Americana de Contabilidade para o periódico Journal of Accounting in Emerging Economies (JAEE). Membro da EAA (European Accounting Association) e representante da América do Sul e Caribe no Board do EAA para o período maio 2013-maio 2018. Foi membro do conselho universitário da USP representando a FEA, foi Presidente da Comissão de Orçamento e Patrimônio da Universidade de São Paulo e assessor sênior da reitoria.

José Luiz Egydio Setúbal

Médico com especialização em pediatria e pós-graduação em Economia e Gestão de Saúde. Cursou o “Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância” pelo Centro de Desenvolvimento da Criança da Harvard University.

Desde 2005 se dedica a filantropia em Saúde Infantil e a cultura da doação no Brasil.

Instituiu uma Fundação e duas Associações sem fins lucrativos, fez parte de vários conselhos de organizações filantrópicas ligadas à saúde, pesquisa, medicina, filantropia e artes, foi Provedor da Santa Casa de São Paulo de 2015 a 2017.

Atualmente é presidente do conselho da Fundação José Luiz Egydio Setúbal e do Fundo Areguá e faz parte do conselho de outras cinco organizações do terceiro setor, recebeu Menção Honrosa do Prêmio Catalyst 2030 como filantropo em 2021.

É membro da Academia Brasileira de Pediatria.

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Diretoria Executiva



Antonio Vargas de Oliveira Figueira


Diretor-Presidente

Professor Titular pela USP, atuando no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA), onde é presidente da Comissão de Pesquisa. Foi diretor do CENA de 2010 a 2014 e vice-diretor de 2006 a 2010.

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1983), é PhD pela Purdue University, EUA. Foi Fullbright Fellow em 2007-2008 na Penn State University e Visiting Scholar em Purdue University.

Foi membro do Conselho Universitário de 2013 a 2014. Foi diretor executivo da Fundação de Apoio a Universidade de São Paulo (FUSP) entre 2015 e 2022 e foi assessor sênior do Gabinete da Reitoria, no mesmo período. Foi diretor regional Sudeste do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES), e do Conselho Deliberativo da Associação Paulista de Fundações (APF).

Representou o CENA no Conselho de Pesquisa da USP entre 2003 e 2010 e no Conselho de Cultura e Extensão entre 2010 e 2014. Foi Presidente do Conselho Gestor do Campus Luiz de Queiroz por duas vezes.

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Davi Nakano


Diretor Financeiro

Professor associado e vice-chefe do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP e pesquisador do Centro de Inovação InovaUSP.

Foi diretor financeiro da Fundação Carlos Alberto Vanzolini entre 2010 e 2011 e 2013, da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo entre 2016 e 2022, e atualmente é vice-coordenador do Projeto Samsung Ocean de capacitação tecnológica e empreendedora.

Coordenou e atuou em diversos projetos de ensino e pesquisa nacionais e internacionais com instituições norte-americanas e europeias.

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Comitê de Investimentos



Alberto Gaidyz

Sócio-fundador da Wright Capital, gestora de patrimônio financeiro, atua desde 1984 nos mercados financeiro e de capitais, e no gerenciamento de recursos próprios e de terceiros, com passagens pela Fundação Duratex (grupo Itaú), Chase Manhattan Bank, Deutsche Bank, BankBoston, UBS e UBS Pactual. É membro independente do Comitê de Investimentos da Petros, segundo maior fundo de pensão do País, e do fundo patrimonial FUTURE – Territórios Unidos por Recursos para a Educação. Foi membro do Conselho de Administração da Sinqia S.A., empresa de tecnologia. Engenheiro de Produção e Advogado pela USP, com cursos de pós-graduação em Administração pela FGV e Finanças pela FIPECAFI/USP e de mestrado em Modelagem Matemática em Finanças pela FEA/IME/USP. Certificado como ‘Chartered Alternative Investments Analyst’ pela CAIA Association. É autorizado pela CVM e Anbima como gestor de carteiras de títulos e valores mobiliários.

Fábio Rodrigues de Oliveira

Graduado em Engenharia Mecânica de Produção em 1986 pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Trabalha há 37 anos no mercado financeiro.

Foi Sócio Gerente da BankBoston Asset Management Ltda., Diretor de Investimentos da Itaú Asset, Diretor Presidente da Schroders Investments e sócio da GPS Planejamento Financeiro Ltda (atual Julius Bäer Family Office).
Atualmente é responsável por Estratégias de Crédito Privado na BNP Asset Management Ltda.

José Carlos de Souza Santos

Economista com graduação e doutorado pela FEA/USP.

Professor Associado do Departamento de Economia da FEA/USP, onde atua desde 1981.

Foi Chefe do Departamento de Economia da FEA/USP de 2018 a 2022.

Tem como áreas de pesquisa Economia Financeira e Estratégias de Carteira de Investimento.

É pesquisador sênior da FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas desde 1979, tendo participado de diversas pesquisas.

De 1983 a 2013 trabalhou em várias instituições do mercado financeiro, em mesas de operação ou em controle de risco.

Conselho Fiscal



Guilherme Ary Plonski

Mestre e Doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP. Pós-Doutorado (Fulbright Visiting Research Scholar) pelo Center for Science and Technology Policy, Rensselaer Polytechnic Institute (RPI). Professor Titular do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e Professor Associado do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (POLI), ambas da USP. É coordenador Científico do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica (PGT/USP) e membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP), da qual foi conselheiro até julho de 2023. Foi Diretor Superintendente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Foi Presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC). Integra a Junta de Governadores do TECHNION – Israel Institute of Technology.

Guillermo Braunbeck

Professor-Doutor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP).
Membro Titular do Conselho Fiscal e Comitê de Auditoria de diversas companhias abertas e fechadas no Brasil e no exterior.
Economista e Contador.

Doutor em Contabilidade pela USP. Atuou no segmento de auditoria independente, consultoria em processos de fusões e aquisições e foi executivo líder na área de auditoria interna e gestão de riscos.
Foi Controlador Adjunto da Universidade de São Paulo.
Foi Gerente de projetos no International Accounting Standards Board (IASB), órgão emissor nas Normas Internacionais de Relatório Financeiro (IFRS).
Foi membro votante do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e Diretor-Financeiro da Fundação de Apoio ao Conselho de Pronunciamentos Contábeis e de Sustentabilidade (FACPCS).

Mara Jane Malacrida

Possui graduação em Ciências Contábeis pela USP , mestrado em Controladoria e Contabilidade pela USP e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela USP. Tem experiência na área de Administração , com ênfase em Ciências Contábeis. Atuando principalmente nos seguintes temas: Fluxo de Caixa, Mercado de Capitais, Demonstração Financeira, Contabilidade Societária. Recebeu as seguintes honrarias: 2010 Desempenho Didático – primeiro semestre, FEA/USP. 2010 Desempenho Didático – segundo semestre, FEA/USP. 2001 Honra ao Mérito de Melhor Aluno do Curso de Graduação da FEA/USP, Ernst & Young. 2001 “Distinção Ernst Young Global”, Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. 2001 Diploma de Mérito Contador Américo Oswaldo Campiglia, Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo.

Equipe Técnica



Mariana Bonfanti


Coordenadora de Desenvolvimento Institucional

Mestre em História Social pela PUC-SP, trabalha com produção e gestão de projetos culturais há 20 anos. Foi sócia da produtora de audiovisual Estúdio B, colaborou na gestão e captação de recursos da FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty e coordenou a captação de recursos da Base dos Dados, OSC dedicada a universalizar dados públicos no Brasil. Desde 2001 é gestora e proponente do Voltando à Escola, projeto que leva arte urbana para escolas públicas em todo o Brasil.

Como funcionamos

CAPTAÇÃO DE RECURSOS: é realizada pela Fundação Gestora do Fundo Patrimonial, com apoio da Reitoria

RECURSOS DOADOS: vão para a conta do Fundo Patrimonial onde são aplicados para gerar rendimentos.

GESTÃO FINANCEIRA: é feita pela Fundação Gestora do Fundo Patrimonial, com apoio de gestores externos, buscando obter a maior rentabilidade possível, respeitando a Política de Investimentos do Fundos Patrimonial.

RENDIMENTOS FINANCEIROS: são sacados para financiar projetos que beneficiem a USP e sua comunidade.

SELEÇÃO DOS PROJETOS: é realizada pela Fundação Gestora, com o apoio da Reitoria, das unidades, da Prefeitura, dos museus e demais órgãos da USP, conforme a natureza do projeto.

EXECUÇÃO DOS PROJETOS: é feita pela Fundação de Apoio à USP

RESULTADOS: são entregues à USP e sua comunidade, para benefício de toda a sociedade!

Nossa história

  • 2022
    Começam os trabalhos de captação ativa de recursos para o Fundo Patrimonial da USP.
  • 2022
    Fundo Patrimonial da USP recebe sua dotação inicial, de R$ 10 milhões, doada pela Fundação de Apoio a USP (FUSP).
  • 2021
    É lançado oficialmente o Fundo Patrimonial da USP.
  • 2021
    É criada oficialmente a Fundação Gestora do Fundo Patrimonial da USP.
  • 2021
    É estabelecido o Conselho de Administração do Fundo Patrimonial da USP.
  • 2020
    Fundação de Apoio à USP aceita convite para ser a organização executora do futuro Fundo Patrimonial da USP.
  • 2020
    É lançado oficialmente o projeto do Fundo Patrimonial da USP.
  • 2019
    É aprovada a lei que autoriza entes públicos a criarem seus próprios fundos patrimoniais.

Documentos

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